O que é preciso saber sobre Júpiter
Júpiter, o grande benéfico: Júpiter rege o signo de Sagitário e nos informa sobre as ambições do ser. Seja no plano humano, social ou espiritual, o planeta gigante (o maior do sistema solar) tende a amplificar e multiplicar aquilo que toca. Então, podemos esperar o melhor do Deus dos Deuses... assim como o pior! Se Saturno tende a organizar os planos e a construir, a estruturar o nosso comportamento e a nossa existência, Júpiter dará fôlego para a construção e vida à estrutura.
Provedor de grandes oportunidades, podemos contar com sua presença para animar, colocar em movimento e, muitas vezes, desencadear acontecimentos, provocar o encontro que nos permitirá habitar e alimentar os grandes ciclos de transformação regidos e anunciados pelos planetas pesados (Plutão, Netuno, Urano e Saturno),cuja lista ele fecha com requinte! Júpiter tem a reputação de ser um grande provedor de generosidades, de favorecer a expansão em todos os planos da vida e ele, muitas vezes, representa a boa sorte que cai do céu! Mas desconfie dessa visão muito otimista e, portanto, muito jupteriana, pois se Júpiter promete a lua, não se esqueça de que ele governa por tradição o relâmpago e pode também golpear e destruir!
Júpiter em nosso mapa
Onde Saturno leva imitação, estresse e, às vezes, negação, Júpiter nos convida a expandir nossos horizontes e a forçar nossas barreiras do possível. Não é uma questão de medir e conter, mas sim de expandir, crescer... prosperar. Sob a tutela de Júpiter, o ser se afirma, procura e encontra seu lugar na sociedade, visa conseguir sua integração e, às vezes, chegar ao topo. Sob a tutela de Júpiter, nós enxergamos longe, enxergamos muito... às vezes, tudo!
Assim, o planeta aumenta nossas aspirações e, dependendo do lugar que ele ocupa em nosso mapa astral, exacerba nosso desejo de reinar no plano material e social, nos incitando a nos superar para atender nossos objetivos e, paralela, mas essencialmente, obter a aprovação da sociedade. Desta forma, todas as profissões que conferem, de uma maneira ou de outra, honorabilidade e que inspiram respeito serão assimiladas à função jupteriana. Os juízes, professores e líderes de todos os tipos representam simbolicamente o desejo de impor, o desejo de reconhecimento relacionado com a natureza generosa, ambiciosa e, por vezes, excessiva do planeta. E para aqueles que não se satisfazem mais com as pequenas glórias temporárias, o plano filosófico ou espiritual representará o desenvolvimento final do poder de Júpiter, que adora ditar as leis e arbitrar as mudanças na Terra... Ele gosta de exaltar nossos ideais e de ampliar nossa capacidade de transcender este mesmo plano terrestre para nos levar aos céus!
Júpiter é frequentemente representado na mitologia por uma águia que, com as asas abertas, paira sobre as multidões e, portanto, se eleva acima da condição humana e exprime nossa necessidade do divino, mas também nossa sede de descoberta, nossa vontade de fugir, de viajar, de explorar outros países e de expandir nossos limites até as mais altas regiões do espírito! As personalidades marcadas pelo planeta serão frequentemente tentadas a se expatriar, elas escolherão uma atividade que as levará para longe de seu locar de nascimento e florescerão assim que pegarem a estrada... para outro lugar! Júpiter abre as portas e favorece à priori as graças do céu, alimenta nossa imaginação e, muitas vezes, desencadeia oportunidades que permitem que nosso destino se escreva...
No entanto, tome cuidado para não abusar do poder conferido pelo planeta de todos os possíveis e, paralelamente, de todos os excessos para não ceder a nossas tendências à megalomania, desperdiçar nossa preciosa energia e adotar comportamentos bulímicos. Tome cuidado para não cair na deriva daquelas pessoas que, ?devoradas? pela ambição, arriscam, mais cedo ou mais tarde, serem chamadas por Saturno, que punirá seus excessos... e as colocará face a face com suas responsabilidades, as privando de tudo!
Júpiter no plano físico representa a função hepática, a qualidade do sangue e de seu fluxo e corresponde aos quadris e às coxas... Ele estimula nosso entusiasmo, multiplica nossos impulsos generosos e, se conseguirmos canalizar as forças vivas que ele gera naturalmente, pode permitir que nós atinjamos um ideal, seja ele terrestre, mundano ou, em última instância, divino.
Júpiter hoje
Desde 16 de maio de 2023, Júpiter está transitando pelo signo de Touro, deixando-o em 25 de maio de 2024. Durante esse período, ele provocará eventos que têm o potencial de gerar mudanças significativas tanto no âmbito individual quanto coletivo (um podendo resultar do outro),possivelmente revolucionando nossos sistemas de pensamento, tornando nossas crenças de repente obsoletas!
Acredita-se que isso será para o melhor, já que em maio (no dia 23),Júpiter terá uma influência favorável sobre Netuno. Essa conjuntura facilitará nosso acesso aos reinos sutis e superiores, conectando-nos harmoniosamente à noção de universalidade. Uma comunicação mais espiritual entre os povos? Uma lição vinda do alto, de outros mundos, do cosmos? Tudo é possível e é esperado que nos permita ampliar nossos horizontes e abrir nossas mentes e corações!
A partir de 26 de maio, Júpiter se move para Gêmeos até 9 de junho de 2025. Neste signo duplo, o gigante planeta, embora aumente nossa curiosidade por todas as coisas, nem sempre nos guia da melhor maneira. A tentação de enganar, o risco de interpretação equivocada pode distorcer as coisas, interferir na frequência, se não agirmos com rigor e respeito às leis! No entanto, podemos confiar em Júpiter para fortalecer a comunicação entre os povos e, assim, favorecer todo tipo de acordo. Vamos torcer!