Cada indivíduo possui três canais e sete chakras. Os três canais de energia servem para harmonizar corpo e mente. Os canais direito e esquerdo influenciam a energia de nosso sistema nervoso simpático. O canal direito é ativado quando praticamos uma atividade física ou criativa. É por esse canal que passa a energia da ação. Enquanto o canal esquerdo se conecta a nossas emoções, nossos afetos e nossa sensibilidade. É por ele que as emoções passam. O canal central que depende de nosso sistema nervoso simpático é usado para gerenciar funções motoras, como batimento cardíaco ou respiração. É por meio desse canal que podemos vislumbrar uma evolução espiritual. Podemos controlá-lo por meio de exercícios respiratórios e, assim, desenvolver nossa energia. É por ele que passa a kundalini (energia).
Os chakras contêm nossas qualidades mais íntimas. A palavra em sânscrito significa "roda", como a roda da existência na qual giramos indefinidamente. Todas as qualidades que temos podem ser nutridas ou empobrecidas. Tudo depende da energia que pode circular em cada chakra. Antes de praticar a meditação, devemos nos acostumar a localizar cada centro de energia em nosso corpo.
A meditação é usada para abrir nossos chakras. O chakra raiz está localizado na região pélvica, logo abaixo do umbigo. Para abrir esse chakra, cole o dedo indicador e o polegar e concentre-se nessa parte do corpo. Este chakra raiz, presente entre os órgãos genitais e o ânus, controla a energia sexual. Enquanto medita, entoe o som "LAM".
O chakra sacro, localizado acima do chakra raiz, é meditado de outra maneira. Coloque as mãos uma sobre a outra, com as palmas voltadas para cima. A mão esquerda localizada sob a mão direita. Ambos os polegares devem estar se tocando. Concentre-se e cante o som "VAM".
O chakra do umbigo, localizado logo acima desse último, pode ser aberto cantando a sílaba "RAM". Ao mesmo tempo, mantemos nossas duas mãos unidas em forma de triângulo, logo abaixo do plexo solar. Estenda os dedos, cruze os polegares em suas mãos unidas em triângulo e concentre-se.
Para abrir o chakra do coração, sente-se com as pernas cruzadas. Em sua mão direita colocada acima do plexo solar, seu dedo indicador toca levemente o próximo. Sua mão esquerda está apoiada no joelho esquerdo (dedo indicador e polegar também se tocam). Cante a sílaba "YAM".
O chakra laríngeo é cantado pelo som "HAM". Para harmonizar, cruze os dedos das mãos, exceto os polegares. Os polegares se tocam e, portanto, formam um círculo. Cante suavemente enquanto está sentado ou em pé.
O chakra do terceiro olho está localizado entre as sobrancelhas. Para meditar sobre ele, você deve colocar as mãos na frente do peito. Os dedos médios devem tocar e ser esticados para cima, os outros dedos dobrados e se tocando pelas falanges. Os polegares são esticados e tocados. Para abrir o chakra do terceiro olho, cante o som "OM" ou "AUM".
Em seguida, vem o chakra coronário. As mãos estão voltadas para o estômago. Os dedos anulares se tocam e se estendem para cima. Os outros dedos estão cruzados entre eles. Este chakra está localizado acima da cabeça. Para meditar, cantamos o som "NG". Mas esta meditação é reservada para os iniciados. Você deve primeiro abrir o chakra raiz para abrir com sucesso o chakra coronário. Todos os centros de energia estão conectados.
Portanto, é preferível abrir os chakras começando pela parte inferior. O chakra raiz deve ser aberto para continuar a abrir os outros chakras.
- O chakra raiz desperta nossa presença no mundo. É graças a ele que nos sentimos bem em todos os lugares e em todas as situações. Se ele for estável e forte, você não suspeitará mais dos outros. Você estará aberto, sem apreensão. Por outro lado, se você tiver uma natureza medrosa, isso significa que seu chakra raiz não está ativo o suficiente. Se ele for hiperativo, você provavelmente será muito materialista. Você terá uma necessidade quase doentia de se sentir seguro. E o medo da mudança o impedirá de agir.
- O chakra sacro diz respeito à sexualidade. Se ele estiver aberto, você é uma pessoa realizada, apaixonada e sensual. Se estiver fechado, você tenderá a não se abrir para os outros. Quando está hiperativo, esse chakra o deixa muito emocional. Você fica muito apegado às pessoas.
- O chakra do umbigo ajuda a se afirmar em uma comunidade. Este chakra, uma vez aberto, o ajuda a falar em público. Você não tem medo de impor suas ideias. Se for muito fechado, por outro lado, você tenderá a ser passivo, tímido. Muito ativo, este chakra o tornará dominador ou agressivo.
- O chakra do coração desperta amor, generosidade, bondade. Um chakra do coração aberto torna você compassivo, você genuinamente ama os outros. Um chakra do coração fechado o torna frio, sem resposta. Se ele for muito ativo, você tenderá a sufocar os outros com seu amor. E as razões frequentemente serão egoístas.
- O chakra da garganta tem a ver com a comunicação. Aberto, você saberá como comunicar suas necessidades aos outros. Fechado, você fica em silêncio e com medo de falar. Muito ativo, você fala demais sem considerar o que os outros têm a lhe dizer.
- O chakra do terceiro olho tem relação com as intuições. Se ele estiver aberto, você é uma pessoa muito intuitiva e pode tender ao despertar. Se estiver fechado, você tende a seguir as opiniões dos outros. Muito ativo, este chakra irá prendê-lo em um mundo imaginário, você pode até ter alucinações.
- O chakra coronário é aquele da sabedoria. Ele ajuda se sentir unido ao mundo. Aberto, você será estável, você amará os outros sem julgar. Fechado, você não se sente absolutamente atraído pela espiritualidade. Muito ativo, você vai intelectualizar enquanto se abstrai de seu corpo. Sua saúde pode ser prejudicada.