Esta carta dotada do número “IX” representa um eremita ou um monge, que avança sozinho, apoiado por uma bengala. Ele é um homem velho barbado que poderia ser comparado a um sábio. Em sua mão direita, ele segura um candeeiro para iluminar seu caminho. Aos seus pés é exibido um livro.
A carta do Eremita simboliza um momento em que o consulente se vê isolado, um período de crise, de questionamento positivo ou negativo. O Eremita está buscando sabedoria, sua lanterna está aí para guiá-lo. É um momento de introspecção onde as lembranças podem retornar, o passado é revelado, uma etapa deve ser superada para alcançar a serenidade plena. É um período de metamorfose.
A carta do Eremita simboliza a solidão, a velhice, os atrasos. É um período pesado, mas necessário para avançar em direção à luz. Porque o Eremita também representa sabedoria.
Tiragem direita
A carta do Eremita tirada direita é um sinal de lentidão. Ela anuncia um período de retiro e solidão, necessário para adquirir a sabedoria e a paciência, a fim de acomodar melhor a evolução que está em andamento. O Eremita anuncia uma metamorfose, uma mudança profunda que ocorre lentamente, ele mostra o caminho a seguir. O florescimento não está longe, só temos que superar os acontecimentos com cautela, prudência e sem pressa.
Seu significado: Vigilância, isolamento, questionamento, reflexão, sabedoria, busca da verdade.
Tiragem invertida
A carta do Eremita tirada invertida representa o retrocesso. Ela anuncia que o consulente está impassível, incapaz de enfrentar os fatos e de avançar para sair-se de uma situação delicada. Evoca obstáculos que são difíceis de superar, situações bloqueadas, escolhas imprudentes, maus conselhos.
Significado: falta de ação, de maturidade e de vontade, ceticismo, afirmações falsas, imprudência, solidão, morosidade, mutismo, exclusão.
Resumindo
Esta carta simboliza o caminho para a luz. Ela indica que paciência, prudência e reflexão são necessárias antes de vislumbrar um futuro melhor. O Eremita convida a mover-se lentamente e a renunciar a ambições demasiado elevadas.