Com o dia das mães, se aproxima também o final do semestre escolar, que às vezes pode ser estressante para as crianças e para os adultos. Aqui estão algumas características das mães e das crianças: se conhecer melhor e conhecer melhor sua criança são duas abordagens complementares para chegar ao sucesso!
Áries
A criança de Áries transborda de energia, mas seu humor pode mudar bruscamente. Não se deve ceder a seus caprichos, pois ela procura por limites muito cedo. Ela é pouco paciente e suas notas escolares podem ser irregulares, mas, se ela falha, ela se recupera: ela quer ganhar. Ela não precisa de uma disciplina muito rigorosa, ela aceita melhor as regras flexíveis e, especialmente, bem argumentadas. Ela precisa se mexer, gastar energia e fica entediada rapidamente com uma atividade monótona.
O que manter na criança de Áries: a ousadia.
O que vigiar: o egocentrismo.
Touro
A criança de Touro é feliz com a vida, adora comer e ser mimada, é possível que ela ande tarde, isso não é importante. Pode-se pensar que ela é preguiçosa, ela aprende lentamente, mas definitivamente. No entanto, ela precisa de disciplina, uma estrutura sólida é necessária, pois ela é muito convencional: ela vai gostar de cumprir regras claras e cheias de bom senso.
O que manter na criança de Touro: a noção de prazer.
O que vigiar: a teimosia.
Gêmeos
A criança de Gêmeos é impaciente, ela aprende tudo muito cedo. Ela precisa se ocupar, se divertir, ela fica aterrorizada pelo tédio, pela imobilidade forçada e pela lentidão. Ela pode ser vista como inconstante e superficial, ela não para quieta. Você deve ensiná-la a terminar aquilo que começa, mas sem pressioná-la, pois ela é esperta o suficiente para se rebelar. Os fatos a deixam entediada, ela prefere de longe as opiniões.
O que manter na criança de Gêmeos: a curiosidade intelectual.
O que vigiar: a dispersão.
Câncer
A criança de Câncer é sensível e intuitiva, de humor inconstante. Ela tem uma memória fenomenal, ela é sensível à comida e ao carinho. A disciplina é frequentemente baseada em "chantagem emocional": ela aceita as regras se elas ajudarem a tornar felizes os membros de sua família. Ela é desordenada por ser acumuladora: ela constrói sua carapaça, seu sistema de autodefesa, podendo passar por tímida, desconfiada ou introvertida.
O que manter na criança de Câncer: a imaginação.
O que vigiar: as mudanças de humor.
Leão
A criança de Leão é entusiasmada e generosa e tem um senso inato de organização. Ela pode facilmente ser tirânica se não canalizar sua tendência exacerbada à autoafirmação. Apenas a critique moderadamente, com calor e humor, pois sua autoconfiança é frágil. Ela deve aprender a ouvir os raciocínios dos outros para evitar preconceitos e equívocos.
O que manter na criança de Leão: o espírito empreendedor.
O que vigiar: o autoritarismo.
Virgem
A criança de Virgem é sábia, limpa, ordenada, disciplinada. Ela precisa estar ocupada de uma maneira útil, ela tem muito senso prático. Mas ela também é tímido, ela não tem autoconfiança, ela é preocupada. Ela não tem uma imaginação transbordante e sua mente analítica a protege contra especulações arriscadas. Ela é atraída por sistemas, pela mecânica das coisas.
O que manter na criança de Virgem: o espírito crítico.
O que vigiar: o auto denegrimento.
Libra
A criança de Libra é encantadora, fácil de agradar, mas ela pode ser preguiçosa, com uma tendência a adiar constantemente suas decisões, você terá que ensiná-la a se decidir, pois ela tem grande dificuldade para fazer escolhas. Mostre-lhe sistematicamente várias soluções e treine-a para ter uma opinião pessoal. Ela é muito sensível à injustiça, o que pode bloqueá-la totalmente, ela tem um certo potencial criativo que deve ser encorajado.
O que manter na criança de Libra: a empatia.
O que vigiar: a frivolidade.
Escorpião
Elas devem ter cuidado para não ferir seus filhos com um golpe de raiva, pois suas críticas são particularmente bem ajustadas e algumas crianças sensíveis podem ser desestabilizadas. Dito isto, elas são capazes de extraordinária autonegação quando a situação exige isso.
A criança de Escorpião é séria e profunda. Quando ela encontra um problema, ela tende a se calar em silêncio. Ela deve ser encorajada a se expressar, caso contrário, ela repetirá infinitamente o mesmo aborrecimento. Ela precisa de interesses excitantes, ela precisa de ajuda para encontrar hobbies. Se ela tiver a fibra esportiva, se voltará mais para esportes radicais ou para a natação do que para o pingue-pongue...
O que manter na criança de Escorpião: a profundidade.
O que vigiar: o rancor.
Sagitário
A criança de Sagitário é entusiasmada, possui uma personalidade exuberante e desenvolve muito cedo grandes ideais. Será necessário canalizar sua turbulência natural. Para isso, é preciso centros de interesse variados, ela precisa expressar sua vitalidade, ela precisa vencer. Ela pode ter dificuldade para seguir regras, mas aceitará as restrições se elas forem sensatas. Geralmente, ela aprende a falar e a ler cedo.
O que manter na criança de Sagitário: o entusiasmo.
O que vigiar: a agitação.
Capricórnio
A criança de Capricórnio é leal e atribui grande importância às convenções, a um ambiente seguro e estruturado. Se ela se sentir amada, ela terá confiança, senso de humor e otimismo. Seu comportamento é sério, seu progresso é lento, mas seguro e constante, ela é paciente. Para desenvolver suas qualidades, ela absolutamente precisa ser encorajada, pois fica facilmente deprimida por causa de seu senso precoce de autocrítica...
O que manter na criança de Capricórnio: a ambição.
O que vigiar: a rigidez.
Aquário
A criança de Aquário tem um caráter original, até mesmo excêntrico, que se manifesta cedo e pode resultar em grandes caprichos. No entanto, ela é naturalmente gentil, nada tímida, ela gosta de atmosferas humanísticas e muitas vezes tem talentos criativos ou dons científicos, ela fica rapidamente muito à vontade com novas tecnologias. Ela é uma criança racional, sensível ao raciocínio lógico, mas rebelde na alma.
O que manter na criança de Aquário: a diferença.
O que vigiar: a provocação.
Peixes
A criança de Peixes é um radar infantil, suas antenas capturam seu ambiente e ela se adapta. Ela é sensível, sugestionável e imaginativa, a ponto de às vezes embelezar a realidade. Você tem que ensiná-la a ser honesta e leal, pois ela pode mentir para agradar. Sua imaginação deve ser canalizada para uma atividade criativa ou artística. É preciso pressioná-la um pouco, pois ela sempre conhece alguém que faz as coisas melhor que ela. Ela precisa aprender a se concentrar, a sair de seus devaneios.
O que manter na criança de Peixes: a criatividade.
O que vigiar: a indolência.