A teoria dos biorritmos não é universalmente aceite e é criticada por muitas pessoas. A teoria supõe que a nossa inteligência, condição física e emoções seguem ciclos de nascimento positivos e negativos.
Um ciclo intelectual dura 33 dias. Durante uma fase intelectual positiva, terá uma mente efetiva e uma boa memória, que o permite concentrar-se facilmente em problemas abstratos. Por outro lado, se estiver a passar por um ciclo negativo, o efeito será o oposto. Será incapaz de aprender coisas novas.
O ciclo físico dura 23 dias. Durante uma fase positive, vai sentir-se em boa forma e cheio de energia. Esta é uma boa altura para fazer deporto, pois a sua condição física estará ao máximo.
O ciclo emocional dura 28 dias. Um ciclo positivo emocional vai fazê-lo sentir-se alegre. A sua moral estará em altas e você estará de bom humor. Pelo contrário, uma fase negativa vai fazê-lo sentir-se pessimista e depressivo.
Um dia critico é o momento em que se move de uma fase positiva para uma negativa, ou de um ciclo negativo para um positivo. Este é um dia de transição, quando se sente deslocado, frágil e no limite. Na teoria do biorritmo, é interessante observar as 3 curvas em conjunto: intelectual, física e emocional. Num diagrama que representa os seus biorritmos, a linha horizontal vai mostrar uma demarcação entre as fases positivas e negativas. Se a curva está acima da linha, este será um ciclo positivo. Se está abaixo, será uma fase negativa. O dia critico é determinado pelo sítio onde a curva cruza a linha.
O ponto mais alto da curva corresponde ao ponto mais alto da fase positiva. É o mesmo na outra direção. Existe sempre um ponto mais alto ou limite que não pode ser excedido, tanto na fase positiva como na negativa. Durante estes períodos negativos, não deve hesitar em descansar e cuidar de si mesmo. As curvas biorrítmicas, a sua hora de nascimento podem fornecer resultados precisos.
A teoria biorrítmica usa matemática e o estudo da estatística, ligando isto à biologia humana. Graças a este tipo de cálculos, podemos descobrir as diferentes flutuações que experienciamos ao longo do próximo ano. Você será capaz de descobrir os seus dias bons e maus. Por exemplo, se tiver de tomar uma decisão importante, pode consultar os seus biorritmos e descobrir qual será o dia favorável para pôr em prática certas ações. Alguns atletas utilizam esta ciência para saber como se vão sair numa competição.
Nos Estados Unidos, Japão e até na Europa, algumas empresas usam biorritmos para melhorar a sua performance. Graças ao estudo dos biorritmos, erros e acidentes podem ser evitados. Por exemplo, numa empresa de transportes, quando é um dia critico, o condutor sabe, e por isso pode sempre evitar certas estradas.
No caso de uma cirurgia, por exemplo, é melhor fazê-la num dia em que o paciente está numa fase física positiva. Isto vai permitir uma recuperação mais eficaz e mais rápida. Os estudantes também podem utilizar este conhecimento sobre biorritmos para assimilar o conhecimento de forma mais efetiva.
Quando está a passar por uma fase física pesada, não deve hesitar em fazer algum desporto, jardinagem ou festejar… Esta é uma boa altura para alguma ação física sem que tenha de temer acidentes. Terá a energia e a mente alerta o suficiente para ter uma boa performance.
A parte elevada de uma fase emocional vai proporcionar encontros na sua vida amorosa, criatividade, capacidade de escutar e atenção reforçada. A parte elevada do seu ciclo intelectual é uma boa altura para ir a uma entrevista de emprego, para escrever, intervir e pôr as contas em ordem. O seu cérebro estará receptivo a todas estas tarefas.
A teoria biorrítmica também pode ser aplicada aos relacionamentos. Vai permitir-lhe saber que períodos são idílicos e quais são menos. Num sentido, vai permitir-lhe olhar os conflitos na sua relação de forma mais desapegada.
Será capaz de resolver as coisas com mais sabedoria.
Pesquisadores também estabeleceram que existem curvas biorrítmicas para o universo. Isto nos permite saber mais sobre os períodos da história humana.