A Lua leva cerca de 29 dias para percorrer o zodíaco. A Lua Nova ocorre quando a Lua está em conjunção com o Sol, tornando-se assim invisível a olho nu. Ela leva 14 dias para atingir seu ápice, em oposição ao Sol, marcando a Lua Cheia. Em seguida, ela diminui durante os 14 dias seguintes até retornar à posição de Lua Nova.
Durante a Lua Cheia, o astro da noite está à sua distância máxima do Sol, formando uma oposição no signo oposto à sua posição. Nesse momento, a Lua reflete a luz solar, aparecendo como um disco luminoso.
A Lua Cheia simboliza uma consciência clara: tudo o que antes era sentido torna-se visível com nitidez. Essa clareza nos ajuda a alcançar nosso crescimento pessoal. Nossas relações passam a ter mais importância do que nossas aspirações individuais.
A Lua Cheia nos conecta aos outros, mas também pode provocar tensões, como nervosismo e insônia.
As pessoas nascidas sob uma Lua Cheia tendem a ser mais objetivas e equilibradas ao lidar com problemas relacionais. A Lua Cheia favorece discussões, negociações e compromissos, embora nem sempre de forma tranquila...

Em 14 de março, é a lua cheia em Virgem
Ritual de lua cheia: durante a lua cheia e para recomeçar sobre as bases certas, é muito útil estabelecer rituais. Existem vários que podem ajudar a atrair o que desejamos. Descubra nosso artigo sobre os Rituais de lua cheia.
A lua cheia em Virgem preside a grandes seleções, um frenesi de arrumação, de contas a fazer, casa a limpar e preocupação com a higiene pessoal. Mas a tensão nervosa inerente à lua cheia também pode se manifestar, especialmente se tentarmos controlar tudo...
Uma semana antes do equinócio, a lua cheia em Virgem reflete a agitação contida que logo explodirá. Por um lado, esta lua se opõe a Saturno e gera certo pessimismo, uma sensação de insatisfação, frustração e falta de motivação. O passado ressurge, nos tornando nostálgicos, ou pode reavivar antigas dores, frequentemente familiares. Essa configuração incentiva a disciplina e a introspecção em vez do relaxamento ou lazer.
Felizmente, um toque de capricho se insinua neste céu austero: a lua também está em trígono com Urano, o que favorece a imaginação, inspirando a criatividade ao promover ideias originais e aprimorar o dinamismo mental. No entanto, cuidado com a oposição entre a lua e Netuno, pois a sensibilidade é intensificada e corremos o risco de ser muito mais suscetíveis à influência, confundir nossos desejos com a realidade ou alimentar preocupações irracionais.
Mercúrio junto a Vênus traz encontros agradáveis e comportamentos amáveis que se encaixam perfeitamente em conversas, criando uma atmosfera harmoniosa propícia para trocas. Essa tendência é ainda mais reforçada pela boa relação entre Mercúrio e Júpiter. Temos muitas ideias para compartilhar com os outros, aproveitando múltiplas oportunidades.
Em 12 de fevereiro, é a lua cheia em Leão
Esta lua cheia gera entusiasmo, reforça a intuição, confere confiança e exalta a criatividade. O ambiente é dinâmico, as relações estão tingidas de generosidade, e os projetos ganham força.
Esta lua cheia, naturalmente oposta ao sol, também se opõe a Mercúrio, muito próximo do sol nos últimos graus de Aquário. Sob a influência de nossas emoções, nossa mente se torna volúvel. Nossas ideias e desejos são marcados pela impaciência, com a necessidade de satisfazer nossos desejos no momento. Mostramo-nos mais superficiais, e a nervosidade se torna excessiva.
Além disso, esta lua cheia também está em quadratura com Urano, que por sua vez está em quadratura com o sol e Mercúrio. As emoções não estão bem controladas, os estados de espírito são muito mutáveis e a tensão nervosa leva a discussões que podem se tornar rapidamente tempestuosas se nos deixarmos levar por nossas emoções sem levar em conta o contexto e, principalmente, os sentimentos dos outros. Nesta lua cheia de fevereiro, é melhor não se carregar com restrições e evitar compromissos se não forem indispensáveis.
Portanto, é Urano quem lidera e torna os intercâmbios difíceis, mas também podemos contar com um belo trígono entre Marte e Saturno para não cair na violência e controlar nossos impulsos. Saturno acalma as coisas e nos impõe prazos antes de agir.
Também podemos confiar na conjunção entre Vênus e Netuno para infundir benevolência em nossos relacionamentos, embora este par localizado em Áries incite a flechadas e, portanto, a certas desilusões.
Além disso, Vênus está em sextil com Plutão, o que nos permite expressar positivamente nossas emoções e aprofundar nossos relacionamentos afetivos para enraizá-los no tempo. Alguns vínculos podem se transformar e é provável que haja novidades, mas sempre na direção de sentimentos mais autênticos.
Disciplinando-nos um pouco, podemos evitar as armadilhas estabelecidas por Urano durante esta lua cheia e confiar em nossa vontade (Marte assistido por Saturno) e na profundidade de nossos afetos (Vênus em sextil com Plutão) para manter e cultivar relacionamentos saudáveis e duradouros com aqueles que amamos. Temos boas cartas para transmitir nossas mensagens, para florescer em nossa vida sentimental, revitalizar nosso relacionamento de casal, comprometendo-nos profundamente ou fazendo um novo encontro. Se conseguirmos canalizar nossos estados de espírito, este trânsito será benéfico. Então, não nos mostremos demasiado caprichosos ou exigentes.
Em 13 de janeiro, lua cheia em Câncer
A lua cheia em Câncer exacerba todas as emoções, correndo o risco de dramatizar situações. É uma lua cheia romântica e criativa, mas que induz conflitos entre emoções e realismo. O céu moveu suas peças para esta entrada em 2025, Marte retrógrado em Câncer, Vênus entrou em Peixes e Mercúrio entrou em Capricórnio.
A lua tem domínio sobre Câncer, tornando-se especialmente importante no diálogo que mantém com os outros planetas. Em Câncer, trata-se do passado, das origens, da família e das emoções. Esta lua cheia está em conjunção com Marte, que em seu curso retrógrado retornou a Câncer. Quando Marte retrograda, os conflitos passados ressurgem e, em Câncer, podem ser histórias familiares não resolvidas. A lua não tolera bem a presença de Marte ao seu lado e pode gerar conflitos. Marte não voltará a avançar em seu curso direto até 24 de fevereiro e permanecerá em Câncer até 18 de abril, deixando mais de três meses para colocar ordem em casa...
Marte ainda está oposto a Plutão, o que intensifica os conflitos, mas também está em trígono com Netuno, que infunde benevolência onde poderíamos cair nas trevas de Plutão. Finalmente, podemos resolver esses assuntos em calma.
A lua também está em trígono com Netuno, convidando a sonhar e a cultivar nossa vida interior. Urano é um dos planetas que afetam esta lua cheia e ele vai nos acordar! Seu sextil com a lua e Marte nos dá energia, é a oportunidade de se divertir, de se dar tempo para mudar a rotina.
Vênus está em Peixes, completamente desapegado da matéria, e nos surpreende amando de forma desinteressada, nos apegamos à alma mais do que ao físico. Mas o planeta do amor está em conjunção com Saturno e ainda nos permite não perder o rumo. É uma forma de nos recuperarmos mantendo um pouco de sanidade em nossas histórias de amor. Vênus também está em sextil com Mercúrio em Capricórnio. A mente está conectada ao coração e nos permite não perder o rumo. O pensamento é sólido em Capricórnio, pouco propenso a se deixar influenciar.
Esta primeira lua cheia do ano combina energias muito viris, mas com uma poderosa benevolência. O passado ressurge e devemos aprender a resolver os velhos conflitos pacificamente.
Lua cheia em Gêmeos em 15 de dezembro
Justo quando Mercúrio está prestes a seguir direto, o signo de Gêmeos, seu domicílio, recebe a lua cheia em 15 de dezembro. Todo o nosso sistema de comunicação está avançando, e a poucos dias das festividades de fim de ano, não vamos reclamar. Os presentes devem chegar a tempo.
A lua está em Gêmeos e conjunta a Júpiter nesta temporada de Sagitário. Com Júpiter em Gêmeos, espere muitas expressões, muitos encontros, ênfase nos discursos e certamente a descoberta de novos interesses. Júpiter também favorece as viagens, e apesar de sua retrogradação, haverá muita movimentação nas estradas. No entanto, tenha cuidado, pois Júpiter está em quadratura com Saturno, e algumas privações podem surgir.
Outro planeta influencia a lua cheia, um planeta fortemente associado a crenças e mitos, apropriadamente chamado Netuno. Quadrando esta lua cheia em Gêmeos, Netuno vende sonhos, ilusões espreitam e podem estar relacionadas a encontros. Verifique as declarações que você recebe e não emita coisas infundadas. O canto das sereias pode te atrair, e é necessário manter a cabeça fria.
Você ainda pode contar com a mente e a capacidade de Mercúrio de se manter no rumo, pois está em trígono com Marte. Um período de atividade intelectual se abre com o retorno ao movimento direto do planeta da comunicação. No entanto, Mercúrio está sendo retardado em seu curso, e é necessário esperar antes de sentir seus efeitos completos na fase direta e em um signo de fogo. Você entendeu que Saturno está presente? De qualquer forma, é um bom momento para iniciar diálogos sentimentais, pois Mercúrio está conectado a Vênus e Plutão por meio de sextis adoráveis. É hora de se recentrar na questão do amor, especialmente com Vênus conjunta a Plutão. Estamos procurando algo que apela ao nosso instinto, pois ele não falha. Esqueça relacionamentos passageiros e sinta o que você busca profundamente no amor.
Há alguns dias, Marte entrou em retrogradação em Leão. Isso significa que ele permanece no domínio de Plutão, sombrio e pronto para revisitar duelos perdidos, se vingar de uma derrota, algo que pode ter comprometido a honra. Tenha cuidado com as crises de raiva que, com uma lua cheia em Gêmeos conjunta a Júpiter, poderiam causar excessos lamentáveis. Oposto a Vênus, Marte reflete uma certa frustração, a do desejo. Não é necessário se apressar. Considere que talvez ainda não seja a hora, que o céu não seja propício para criar tudo o que seu coração gostaria de ver aparecer. O ego de Leão pode levá-lo a cometer um erro, então use-o a seu favor em sua criatividade, pois o domicílio do sol é o signo das criações, sejam quais forem.
Destaquemos a entrada definitiva de Plutão em Aquário, virando uma pesada página, a do Capricórnio e de suas antigas instituições ultrapassadas.
Plutão deixa para trás Capricórnio, coisas antigas, e uma lua cheia ocorre em Gêmeos, um signo de juventude, frescor e curiosidade. Esta lua cheia é uma verdadeira transição para uma nova era, a de Plutão em Aquário.
Lua Cheia em Touro em 15 de novembro
Uma lua cheia se forma em Touro em 15 de novembro. Domicílio de Vênus, Touro é um signo privilegiado para a lua, permitindo-nos cultivar nossa sensibilidade.
No entanto, notamos muita agitação no céu, começando pelos trânsitos: Marte entrou em Leão em 5 de novembro, Vênus, que rege esta lua cheia, entrou em Capricórnio em 12 de novembro, Saturno retoma o movimento direto ao mesmo tempo, e Plutão tem apenas cinco dias restantes em Capricórnio!
Enquanto falaremos sobre cada um desses trânsitos, há outra forma de agitação no céu que deveria nos alertar imediatamente: a lua cheia está conjunta a Urano! Isso significa que a atmosfera está elétrica! Urano, ainda retrógrado, é um planeta imprevisível e, com uma conjunção à lua, teremos que nos segurar. Estamos em Touro, um signo fixo que não gosta de ser perturbado, pois só o status quo importa quando a situação está calma. Nossos amigos de Touro, Escorpião, Aquário e Leão terão que se segurar no que puderem. Ainda estamos na temporada de Escorpião, e a oposição do sol a Urano é explosiva. Para entender melhor o que pode acontecer, vamos olhar para Vênus, que rege esta lua cheia.
Vênus está em Capricórnio há apenas três dias. Relativamente fria e rigorosa, Vênus não pode expressar totalmente seu calor lendário, e isso será sentido em nossas vidas amorosas. A vida dos casais está sujeita à hierarquia imposta pelo signo de Capricórnio. Se Capricórnio mancha o planeta do amor, Netuno o suaviza. O quadrado de Vênus com Netuno torna a esfera do amor muito sonhadora, até incompreensível. Netuno ajuda a equilibrar a aparente frieza de Vênus em Capricórnio. Mas cuidado com as ilusões do coração? É aqui que você pode contar com o realismo de Vênus em Capricórnio, e é melhor ouvi-lo porque, com uma lua cheia conjunta a Urano, pode haver danos se você decidir observar e deixar acontecer. Depende da situação de cada indivíduo.
Outro aspecto sobre o qual é melhor ficar atento é a oposição Marte-Plutão. Marte entrou em Leão, e o Deus da Guerra assume uma autoridade bastante diferente de em Câncer. É o orgulho e um espírito competitivo que nos animam, mas com Plutão à frente, podemos ser tentados por iniciativas nem sempre benevolentes. Mais uma vez, considere que Urano pode criar discordância em uma escala que você não pode imaginar. Em vez disso, use a criatividade artística de Leão. Como Marte é o planeta de nossas atividades, deixe sua imaginação correr solta, mesmo que o resultado não expresse alegria. Com Plutão, é bem sabido, tudo fica escuro. Está vivendo seus últimos dias em Capricórnio, e estamos testemunhando o virar de uma página de nossas vidas, porque não o veremos novamente em nossa vida. Diante de nós, Plutão transformará nossa relação com as tecnologias avançadas, questões de gênero e identidade.
Finalmente, Mercúrio está em Sagitário, e está desacelerando inexoravelmente para se preparar para sua retrogradação programada para 26 de novembro. Atualmente em quadratura com Saturno, é a lei do silêncio. Você está convidado a dizer apenas o estritamente necessário, e a sabedoria certamente é um bom conselho quando se sabe que Urano está observando cada passo em falso.
Lua Cheia em Áries em 17 de outubro
Antes que esta lua cheia em Áries ocorra em 17 de outubro, muitos movimentos planetários aconteceram no zodíaco: Mercúrio entrou em Escorpião em 14 de outubro, Júpiter começou a retrogradar em 9 de outubro e Plutão retomou o movimento direto em 12 de outubro. Além disso, observe que Vênus entra em Sagitário no dia seguinte a esta lua cheia.
Tantas mudanças de energias que abordaremos, mas primeiro, consideremos esta lua cheia em Áries, que já está em quadratura com Marte, que é nada menos que o regente desta lunação. Precisamos dar um passo atrás porque um grande quadrado está se formando no céu, destacando Marte, o sol, Plutão e a lua! Estamos lidando com um período muito difícil porque Marte e Plutão em dissonância não estão para brincadeira! Assim, os valores de combate estão superestimados para esta lua cheia. Isso resulta em uma atmosfera inevitável de agressividade na temporada de Libra, que deveria ser um signo de harmonia e justiça. Em vez de buscar justiça, há uma tentação de vingança surgindo de uma raiva interna.
Mesmo que Marte esteja em Câncer, sua oposição a Plutão traz toda a sua combatividade visceral com esta lua cheia em Áries. Quanto a Plutão, ele traz à tona velhos medos e coisas do passado, porque a lua também representa o passado, a família e nossas origens.
Para nos tranquilizar, porque sempre há algo positivo mesmo com o céu mais dissonante, Júpiter está sextil à lua e em trígono com o sol. O período permanece otimista, mas perde em poder, pois Júpiter está retrógrado. Embora muitas vezes se diga que Júpiter amplifica tudo, em aspectos harmônicos, Júpiter só traz coisas boas, e não devemos sucumbir completamente aos tormentos da raiva.
Por outro lado, para escurecer o quadro, contamos com Mercúrio, que, em Escorpião, tende a enviar farpas facilmente! As trocas verbais e escritas serão diretas, principalmente porque Mercúrio está em quadratura com Plutão... É aconselhável levantar escudos, e é melhor evitar situações com pessoas com as quais você sabe que a tensão pode aumentar rapidamente. O trígono de Mercúrio com Saturno garante que o que é dito tenha base em coisas tangíveis. Portanto, para assinaturas de contratos, por exemplo, é um bom período.
A salvadora desta lua cheia é Vênus. Sim, a benéfica do zodíaco está em trígono com Marte para garantir harmonia entre desejos e sentimentos, sextil com Plutão, nos impulsionando em direção a relacionamentos emocionais autênticos, e finalmente trígono com Netuno para envolver o amor em magia, devaneio e, principalmente, para superar o simples amor carnal. Somente sua oposição a Urano pode ser problemática: amores que não são verdadeiros não durarão. Plutão pede que você esteja em sintonia com seu coração e instinto. Qualquer relacionamento que não envolva essas duas noções não pode perdurar. A entrada de Vênus em Sagitário é um grande alívio, pois nos instiga a ter uma perspectiva mais elevada sobre o amor.
Como você pode ver, esta lua cheia é muito rica, mas pede que você escolha o caminho do amor em vez da guerra. Proteja-se de qualquer agressão evitando situações que envolvam pessoas com as quais você sabe que a tensão pode aumentar rapidamente.
Lua Cheia em Peixes em 18 de setembro
A lua cheia em 18 de setembro ocorre em Peixes, com o sol em Virgem, e o eixo Peixes-Virgem representa purificação. A temporada de eclipses começa com um eclipse lunar parcial. Especificamente, a lua passa sobre o nó norte correspondente à interseção com a eclíptica, a linha descrita pela trajetória do sol ao redor da Terra. Portanto, se a lua adquirir uma cor incomum, trata-se apenas de um eclipse lunar parcial.
A lua está sujeita a energias muito diferentes que terão um forte impacto em nossa sensibilidade: em primeiro lugar, ela está conjunta com Netuno, que não é outro senão o regente desta lua cheia. Uma conjunção com Netuno envolve tudo em um véu de confusão. Podemos também falar de ingenuidade, crenças e espiritualidade com Netuno. Poderoso em Peixes, Netuno nos leva a uma visão muito poética do mundo, fazendo abstração das considerações materiais, o que agrada à lua, o planeta que nos ajuda a imaginar e sonhar. Sim, "estar na lua"!
Um planeta com um sentido e simbolismo completamente diferentes adiciona cor a esta lua cheia: Saturno! Embora sua conjunção com a lua seja mais ampla que a de Netuno, Saturno tenta nos tirar de qualquer estado de plenitude, desse devaneio. No entanto, Netuno, com sua conjunção mais próxima com a lua, deve ser mais perceptível. Ainda dependerá do seu mapa astral: se o elemento terra estiver mais presente, você pode ser mais tentado pela racionalização. Se o elemento água dominar, você se deixará mais tentar por uma imersão em sua vida interior.
A influência de Netuno não pode ser negada em nenhum caso, pois está efetivamente oposto ao sol em Virgem. Estamos na temporada de Virgem, uma temporada de trabalho, organização, mas também de higiene. Em Virgem, gostamos de nos sentir "puros", especialmente corporalmente, daí as manias que você pode observar nos nativos do signo de Mercúrio. No entanto, a oposição a Netuno nos leva a uma limpeza espiritual. O mestre dos oceanos nos convida a manter apenas a essência do que somos, ou seja, Amor.
Há também um aspecto excessivo nesta lua cheia, e Júpiter é a causa. Seu aspecto dissonante com o sol e a lua nos leva a atitudes um tanto excessivas que Saturno tentará conter. De fato, os dois planetas que descrevem nossa vida social não concordam no momento.
Júpiter também está em aspecto com outros planetas, especialmente Mercúrio, que está em Virgem. Muito técnico e crítico, o mensageiro do zodíaco busca detalhes, o que pode levar alguns a resistirem ao relaxamento de Netuno. O fogo das críticas... isso descreve bem esse aspecto entre Júpiter e Mercúrio! Na verdade, precisamos aprender a relaxar um pouco.
Mas Júpiter vem nos salvar de uma área de vida tão importante, a dos parceiros e especialmente dos parceiros românticos. Vênus trígono a Júpiter recupera um pouco de otimismo, apesar de sofrer o quadrado com Plutão. A situação certamente não é ideal, e não está claro se a entrada de Vênus em Escorpião em 24 de setembro mudará alguma coisa...
Vamos também notar a presença de Urano, trazendo diversidade e eventos bastante felizes para esta lua cheia. Portanto, espere algumas mudanças!
Lua Cheia em Aquário em 19 de agosto
Em 19 de agosto às 20h33, a lua cheia ocorre no signo de Aquário. Sendo um signo de ar, Aquário busca ser original, rebelde e livre. Não é um signo de rotina, e os hábitos o assustam porque o confinam, semelhante a um relâmpago e amante do inesperado. Estamos no meio da estação; o sol ainda está em Leão, mas entrará em Virgem em dois dias. Mercúrio ainda está retrógrado e voltou para Leão. Sob essas condições, o que podemos esperar?
A primeira e certamente mais significativa coisa sobre esta lua cheia é que seu regente, Urano, está em Touro e em aspectos dissonantes com esta lua cheia e o sol. Urano está em quadratura com nossos luminares, e sentiremos seus efeitos sem piedade. Como o regente de Aquário, Urano vai derrubar tudo em seu caminho. Ele também está em quadratura com Mercúrio, o planeta de nossas comunicações, então prepare-se para uma reviravolta! Aquário é um signo de rebelião e não conformismo quando seu regente Urano está em desacordo, o que é o caso desta lua cheia. Com Mercúrio retrógrado em quadratura com Urano, seja cauteloso com discussões e debates acalorados. Parece que estamos guiados por um senso de contradição, recusa em obedecer e a necessidade de expressar nosso descontentamento. Obviamente, com tais aspectos, podemos esperar bloqueios relacionados a reivindicações passadas, acordos ou desacordos.
Outros aspectos se alinham a essa temática: Marte e Júpiter ainda estão conjuntos em Gêmeos, domicílio de Mercúrio, mas em quadratura com Vênus em Virgem. Vênus, amor, dinheiro... É um momento para expressar frustração. Observe como Mercúrio tem domínio sobre Júpiter, Marte e Vênus... É o pequeno e rápido planeta que, agitado por Urano, influenciará nossas ações e reivindicações sobre assuntos recorrentes. Questões sociais estão no centro das discussões, e há uma certa demanda por justiça.
Entre os outros planetas relevantes está Saturno. O planeta das restrições está em desacordo com Júpiter, Marte e Vênus: nada está indo como desejado devido aos limites e responsabilidades que pesam sobre nossos ombros. A situação é ainda mais pesada, pois Saturno está em retrocesso, tornando o clima mais difícil, dificultando nossas iniciativas e os frutos que poderíamos colher.
Em um céu pouco generoso, no que podemos nos apoiar?
Marte parece ser o único planeta do qual podemos esperar efeitos positivos. No entanto, devemos direcionar nosso foco para algo além de dinheiro e amor, objetos perenes do desejo humano. O Deus da Guerra nos diz que há um tempo para tudo e que, no momento, devemos continuar a afirmar nossos direitos. A expressão do descontentamento é legítima, mesmo que sintamos que as ações não alcançam o objetivo no tempo esperado. No entanto, é assim que nossa sociedade foi construída, através da luta, e então compreendendo que o tempo de construir a sociedade não é o mesmo do indivíduo. Portanto, entenda que o que fazemos hoje ressoará amanhã. Coloque suas reivindicações em coisas que valem a pena e não reaja a todas as suas frustrações.
Lua Cheia em Sagitário em 21 de julho
No início da temporada de Leão, já que o sol entra em Leão no dia seguinte a esta lua cheia, o eixo Câncer-Capricórnio está mais uma vez em destaque. A lua cheia se forma no último grau de Capricórnio, pedindo um último esforço antes da languidez da estação. Uma lua nova em Capricórnio nos pede para permanecermos focados, centrados em nossa evolução social através do trabalho e apenas do trabalho. Se Capricórnio às vezes tem má reputação, é porque não acredita que a magia tenha um papel em sua ascensão. Em Capricórnio, tudo vem de si mesmo e dos esforços que se está disposto a fazer, e a recompensa está diretamente ligada ao nosso investimento.
Esta lua cheia é única porque está conjunta a Plutão. O planeta escuro e distante é certamente o menor, mas seus efeitos em nossa psique são inversamente proporcionais ao seu tamanho! Plutão apela ao mais arcaico dentro de nós. Assim, sua conjunção com a lua cheia traz à tona nossas horas mais sombrias e nossos medos ancestrais. Esta lua cheia e Plutão, no entanto, engajam-se em diálogos interessantes com Marte de um lado e Urano de outro. Marte contribui com sua energia e combatividade para nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Ao entrar em Gêmeos neste dia, Marte nos permite encontrar novos recursos e diversificar nossas atividades. É hora de fazer ouvir a sua voz, participar de uma entrevista de emprego ou, pelo menos, atualizar seu currículo. Mas cuidado com os conflitos! Marte está conjunta a Urano, o que pode levar a trocas vigorosas com um tom de irritabilidade. Certifique-se de que suas trocas e atividades estejam direcionadas para algo construtivo, tendo em mente que sua ascensão social é importante para esta lua cheia em Capricórnio.
Urano irá propor soluções que você não esperava. Há um pouco de magia aqui, a do planeta mais imprevisível, criando o que chamamos de sincronicidades em seu caminho. Direcione suas energias na direção certa!
Também precisamos olhar para Saturno, o regente desta lua cheia em Capricórnio. Saturno está quadrado com Júpiter, descrevendo um período tenso no nível coletivo, mas, por outro lado, está em quíntuplo com Marte, e isso é uma boa notícia! De fato, para questões profissionais, esse aspecto abre um campo interessante, especialmente quando se considera que Marte é nosso aliado para esta lua cheia. Há uma verdadeira oportunidade para descobrir qualidades profissionais genuínas, indicando que o período é particularmente favorável para aqueles que estão procurando emprego ou buscando uma promoção.
Quanto a Vênus, está em Leão. Tendemos a nos olhar no espelho um pouco mais do que o habitual... Mas podemos nos culpar? A estação está em pleno andamento, e o sol está prestes a entrar em Leão, o signo da luz por excelência. O sextil do planeta do amor com Júpiter nos diz que o amor será intenso!
Mercúrio também está em Leão e entrará em Virgem em 26 de julho. Por enquanto, antes de entrar no signo trabalhador de Virgem, Mercúrio está brilhando. O pensamento e a mente estão muito focados na autopromoção, e os debates podem ser tempestuosos. De fato, Mercúrio está quadrado com Marte e Urano. É difícil segurar a língua nessas condições... Tenha cautela, porque uma lua cheia em Capricórnio exige humildade!
Lua Cheia em Sagitário em 22 de junho
É no segundo dia da estação que a lua cheia se forma em Capricórnio. Estamos encerrando o primeiro semestre no domínio de Saturno, onde a sensibilidade da lua se torna bastante relativa, já que Capricórnio é frio e seco. Enquanto a lua cheia está em Capricórnio, o sol está em Câncer, no domínio da lua. A estação começou, e o eixo Câncer-Capricórnio está em destaque. Este eixo de evolução descreve nossas origens até nossa mais alta realização, nossa infância e nossa vida adulta. É interessante analisar quando queremos entender de onde viemos e para onde estamos indo.
Em 22 de junho, o sol e a lua estão em quadratura com Netuno. O planeta mais nebuloso, um dos mais incompreendidos, traz seus aspectos mais desconcertantes. De fato, uma quadratura com Netuno tende a nos deixar cegos. Isso nos faz esquecer compromissos e nos leva a confundir uma coisa com outra. Portanto, pegue seus calendários e configure lembretes automáticos em seus smartphones, pois é melhor prevenir esquecimentos constrangedores!
Vamos observar Saturno, regendo esta lua cheia: Saturno está começando um aspecto de sextil com Urano. Experimentamos a quadratura Saturno-Urano e a crise de 2020; agora, viveremos o que esse duo tem de bom para oferecer. Certamente, Saturno não está familiarizado com o entretenimento, mas Urano tem um gosto imoderado pela liberdade. Podemos esperar que os dois descrevam um período positivo em que as autoridades não nos impedirão de encontrar espaços reais de liberdade.
Na verdade, os próximos dias parecem agradavelmente suaves, com o sol, Mercúrio e Vênus em Câncer. Vênus acabou de entrar para recuperar uma sensibilidade que tinha perdido um pouco em Gêmeos. Sendo sextil a Marte em Touro, a vida amorosa é suave e também encontra um eco no mundo do desejo. Mas cuidado, Netuno está à espreita! É melhor não se comprometer muito rapidamente, pois estaríamos cegos para tudo o que é necessário ver nos primeiros dias de um relacionamento, por exemplo. Mercúrio também está sextil a Marte, o que despertará a mente que tende a cochilar em Câncer. De qualquer forma, não faltará imaginação, combinando com este período, quando tendemos a sonhar com nossas vidas.
Mercúrio tem a regência sobre Júpiter em Gêmeos. Mesmo que Júpiter ache Gêmeos um pouco apertado, não está indo tão mal, beneficiando-se de um trígono com Plutão. O mundo do pensamento e da comunicação se beneficia desses trânsitos. Na atmosfera suave de Câncer, encontramos maneiras de nos conectar uns com os outros, com um tecido social que pode recuperar substância. Apenas precisamos ter cuidado para abrir bem os olhos, pois na neblina de Netuno às vezes pode se esconder uma má surpresa. De qualquer forma, aproveitemos a conjunção sol-Vênus em Câncer, que, apesar da confusão netuniana, nos traz conforto. Câncer é o signo do abraço e da benevolência.
Com a lua tendo a regência e estando em Capricórnio, devemos encontrar discernimento suficiente para não nos deixarmos dormir pelo senhor dos oceanos e suas ilusões.
Lua Cheia em Sagitário em 23 de maio
O último mês da estação acaba de começar com a entrada do Sol em Gêmeos. Sendo o domicílio de Mercúrio, o signo de Gêmeos é o mais curioso do zodíaco, explorador, voltado para aprendizados e trocas. Ele está em oposição ao signo de Sagitário, onde a lua cheia se forma em 23 de maio de 2024. Sagitário, domicílio de Júpiter, opõe-se ao signo de Gêmeos no zodíaco e ressoa em nossa psique. Se em Gêmeos buscamos aprender, abrangendo um pouco de tudo que nos passa pela cabeça, em Sagitário buscamos aprofundar grandes teorias. A ideia em Sagitário é encontrar ideais, aqueles que serão os pilares de nossa existência, defini-los e propagá-los. Assim nascem religiões e filosofias em Sagitário.
A lua está certamente oposta ao Sol, mas também a Vênus e Júpiter, que é nada menos que o regente desta lua cheia. Júpiter entrará em Gêmeos em 26 de maio, mas no último grau de Gêmeos, ele já começa a absorver as energias mercurianas. Um pouco apertado para o planeta mais imponente após o Sol. Portanto, precisaremos aprender a lidar com o mundo das ideias mais do que com o mundo dos grandes ideais. É aos poucos que as grandes teorias vão surgir, apoiando-se na experiência dos Gêmeos. Em Gêmeos, precisamos praticar, testar, e são então as experiências mentais que podem nos ajudar a imaginar teorias e filosofias. Não esqueçamos que Einstein imaginou suas grandes teorias por meio de simples experimentos mentais...
Vênus entra em Gêmeos no dia seguinte a esta lua cheia: o amor se torna mais cerebral, e nossos relacionamentos sentimentais precisam se alimentar de intelecto, de trocas que nutrem o coração. Não é um tempo de paixão, mas um tempo que permite conectar a mente e o coração para criar uma alquimia que fará bem a ambos. Experimente a sedução pela palavra, compartilhando o que você aprendeu e que deve encontrar eco no plano sentimental.
Mas não se preocupe, esta lua cheia não é apenas cerebral. Netuno, em trígono com a lua e sextil com o Sol, nos garante um clima de compaixão e benevolência. Somado à conjunção Sol-Vênus, Netuno estabelece um clima de suavidade. As interações são agradáveis, com base no compartilhamento e não na pedantaria. O período naturalmente nervoso e excitado de Gêmeos é amplamente suavizado por Netuno, que arredonda as arestas, nos torna despreocupados, quase cegos. Isso também nos ajudará a não sentir muito a impetuosidade de Urano, que está oposto à lua.
Plutão também tem seu papel a desempenhar, pois está em sextil com a lua e trígono com o Sol: a intuição é convidada para a lua cheia. Plutão é o instinto, a perspicácia e, claro, o esoterismo. Interesse-se pelo invisível e compartilhe essa curiosidade com os outros, já que estamos em Gêmeos.
Quanto a Marte, ele ainda está em Áries, muito dinâmico, viril, mas também espontâneo e otimista. Nesta temporada de Gêmeos, Marte desenha um período cheio de entusiasmo e energia, que sabemos apreciar naturalmente, desde que não nos deixemos levar pela raiva, que encontraria expressão no sextil-quadratura de Marte com a lua.